Crônica: Perco o amigo, mas, não perco a piada!
por Ellaine de Araújo Campos Toledo*
Brincadeira ou deboche? Em um mundo onde os valores invertidos com frequência são enaltecidos, torna-se essencial saber diferenciar brincadeira de deboche. Só a partir deste refinado discernimento é possível manter relações saudáveis e duradouras, o que muitos ainda não entenderam é que banalizar o sério, inevitavelmente causará estragos irreparáveis.
A linha tênue entre humor e deboche é muito delicada e merece especial atenção, é necessário lembrar que tolerância também tem limite, logo, é interessante refletir até que ponto vale a pena zombar de algo ou alguém e preparar-se para as possíveis desastrosas consequências.
O bom humor manifestado numa brincadeira sortida de inteligência e criatividade encanta até os mais sérios, tornando qualquer ambiente mais leve e agradável. Com o objetivo claro de descontrair, divertir e fazer rir, uma boa piada ou trocadilho tem o seu valor! Sem qualquer esforço arranca as mais gostosas gargalhadas.
Na contramão, temos as conhecidas piadas sem graça, chacota ou deboche, forma que a pessoa sem brio encontra para destilar o seu preconceito travestido de humor. Diminuir, constranger e desqualificar o outro através de situações reais do cotidiano se tornou comum e surpreendentemente, o que é dolorido para uns, também é engraçado para outros!
Ao se dar conta da piada grosseira que praticou, sem nenhum pudor, muitos ainda têm a audácia de justificar a própria deselegância, validando-a com o conhecido velho ditado popular “perco o amigo, mas, não perco a piada”, ditado muito certeiro, está aí uma forma realmente eficiente de perder amigos!
No contexto das relações sociais, o bom senso será sempre um forte aliado, não é para quem quer ou quem treina, é para quem tem! Envolve empatia, respeito e generosidade. Um brinde àquele que consegue demonstrar com clareza a capacidade intuitiva de agir e interagir de forma coerente, tim-tim!
Apenas brinque, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
*Ellaine de Araújo Campos Toledo*–Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá-Colômbia em Taller Imagen Etiqueta yProtocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
Ellaine Toledo também é colunista colaboradora da Agência internacional de notícias Noti-América.
Noti-América/Brasil
Comentarios recientes