Crônica: A mais valiosa obra de arte!
por Ellaine de Araújo Campos Toledo*
Diante do fascínio pelo belo e perfeição das formas, surge uma linguagem universal, a arte! Que consiste em uma pintura, escultura, arquitetura, música, poesia, filme e outros, dependendo do contexto histórico e cultural, mas, a única obra de arte atemporal são os relacionamentos, que comportam várias características em uma única tela, a vida!
Da arte pré-histórica à contemporânea, cada pessoa é um artista da própria história, da própria imagem… cada qual utiliza elaboradas técnicas para impressionar, mas, o que realmente conta é o olhar do observador, por isso, assim como a pintura em tela, uma mesma pessoa é vista de várias formas diferentes.
Em uma obra de arte, o que é visto em uma tela pode ser mais profundo e fascinante do que parece à primeira vista, dependendo do olhar atento do espectador. A iconografia, linguagem visual sofisticada e complexa sobre uma tela, também se aplica perfeitamente aos relacionamentos, que se mostram de formas distintas em cada evento ou fase.
É muito comum expressar através da imagem ou comportamento o que com palavras não conseguimos, logo, sem perceber desenvolvemos um “estilo clássico” na inquietante busca pelo ideal de beleza, proporção e harmonia, nos tornando também, perfeitos curadores de nossas “telas”, idealizando padrões de perfeição.
Expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo, surrealismo, romantismo, impressionismo, não importa o movimento… no leilão da vida, raramente teremos o melhor lance! Os críticos de plantão com suas análises e juízos de valor preconcebidos, raras vezes, apreciam a genuinidade de uma obra.
Entre pinceladas assertivas e outras nem tanto, construir um relacionamento é o método mais comum de pintura em superfícies duras, não é fácil! Muitas vezes, controverso, questionado, valioso, elogiado, comemorado ou até mesmo reproduzido, arte que segue… opa! Vida que segue!
Qualquer relacionamento é uma composição enigmática e complexa e, talvez por isso seja a mais valiosa e bela arte já existente. A beleza real está na relação que transmite simplicidade e exala confiança, movida pelos ideais do simbolismo, sem nunca despertar questões sobre realidade e ilusão.
Cuide do seu “ateliê”, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
*Ellaine de Araújo Campos Toledo*–Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá-Colômbia em Taller Imagen Etiqueta yProtocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
Ellaine Toledo também é colunista colaboradora da Agência internacional de notícias Noti-América.
Noti-América/Brasil
Comentarios recientes