Crônica: A preguiça é um atraso de vida, reaja!
por Ellaine de Araújo Campos Toledo*
Alguns dicionários, classificam a preguiça como falta de disposição para realizar determinada tarefa e até mesmo, uma espécie de aversão ao trabalho. Então, a preguiça está diretamente ligada à lentidão e, muitas vezes, à negligência na realização de tarefas. O que a pessoa não entende é que a sua preguiça sobrecarregará alguém…
A preguiça valida a aversão a qualquer aprendizado, qualquer esforço físico ou mental, mobiliza a disposição para o trabalho, de modo que a pessoa conduz a sua vida de forma a não se envolver em maiores esforços, esperando que tudo e todos estejam sempre a sua disposição, o que a pessoa não entende é que a sua própria preguiça o impede de evoluir, crescer e viver!
Quando cobrado, o preguiçoso terá sempre uma desculpa pronta, uma justificativa para seu comportamento de “escora”, sim, ele segue se escorando naquele que faz. No seu raso entendimento, aquele que tem disposição de fazer, tem também, a obrigação de fazer por ele.
Ao perceber que a sua preguiça foi descoberta e que os demais se afaram, descaradamente, não hesita em se vitimizar, invertendo os valores, logo, não é ele que é preguiçoso, mas, quem se negou a «carregá-lo no colo” e a entregar pronto, que é o ruim, nunca se responsabiliza pelo seu insucesso, inabilidade e incompetência.
Todos em uma equipe ou em uma família percebem o preguiçoso (famoso escorão), e acredite, tentam de todas as formas ajudá-lo, até perceber que qualquer ajuda será inútil, não restando nenhuma alternativa, senão, se afastar. Vale lembrar, para qualquer ajuda ter êxito é necessário que o próprio indivíduo queira e reaja!
Não é novidade que a vida em nada se agrada com pessoas preguiçosas, relaxadas, hipócritas e outras manifestações humanas desagradáveis, logo, é de extrema importância entender que qualquer comportamento é bem-vindo em uma sociedade, desde que não atrapalhe ou prejudique ninguém.
Eu acredito fielmente em um precioso Versículo Bíblico: Mateus 7:6, que diz mais ou menos assim “… não atirem suas pérolas aos porcos, caso contrário, estes as pisarão com os pés e, voltando-se contra vocês, os despedaçarão.” Vale refletir!
Reaja, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
*Ellaine de Araújo Campos Toledo –Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá-Colômbia em TallerImagenEtiqueta yProtocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
Ellaine Toledo também é colunista colaboradora da Agência internacional de notícias Noti-América.
Noti-América/Brasil
redacao@noti-america.com
Comentarios recientes