Lula se reúne com dirigentes sindicais nesta quinta(7)
por Grace Maciel
Parlamentares e dirigentes sindicais entregarão ao ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva, nesta quinta-feira (7), em Brasília, um manifesto sobre a Proposta de Emenda à Constituição- PEC 32/2020 que trata sobre a Reforma Administrativa. Documento aponta os prejuízos que a matéria representa para a população brasileira.
Coordenadores da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, representantes das entidades de base e parlamentares contrários à PEC participarão do encontro que objetiva o apoio do ex-presidente na luta contra o desmonte dos serviços públicos.
O deputado Rogério Correia (PT-MG), confirmou que participará da reunião de iniciativa da Central Única de Trabalhadores- Cut. Segundo o parlamentar, a expectativa é que após Lula receber o manifesto, possa ajudar na mobilização contrária a aprovação da proposta. Na oportunidade, Correia comentou sobre o conteúdo embutido na matéria: “ A Deforma Administrativa aniquila a prestação dos serviços públicos, desloca recursos do Sus e do Fundeb para a iniciativa privada, enfim, prejudica, principalmente, quem mais precisa do serviço público que é o povo brasileiro”. Enfatizou.
O servidor público, lotado na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, e também concurseiro, Rodrigo Araújo, acredita que Lula será receptivo ao manifesto: “ Ele já se colocou contra a PEC em alguns momentos, sempre exaltando que os próprios servidores e sindicatos sejam mais participativos e que não há uma Reforma Administrativa bem feita sem a participação desses atores. Ele já disse sobre o assunto sempre foi no mesmo sentido dos críticos da PEC: que ela é mal feita, que não melhora o serviço público, que retira direitos da população, não somente do servidor público”.
Para a também concurseira e servidora pública, Danielle Souza, há um anseio por mudanças após esse encontro com o ex-metalúrgico: “Que ele possa nos ajudar com o poder de influência que possui em diferentes locais do país e também internacionalmente, fortalecendo os serviços públicos e servidores. Serviços estes que são a estrutura para o desenvolvimento desta nação. Desejo que caso ano que vem nas próximas eleições ele vier a ser eleito, esse compromisso venha se perpetuar em defesa dos serviços públicos e servidores”. Destacou.
Araújo e Souza fazem parte do grupo Unidos Contra a Reforma Administrativa que trabalha nas redes sociais para derrotar projetos que desqualificam os servidores públicos e acabam com os concursos públicos.
A PEC 32/2020 foi aprovada na Comissão Especial. A votação que estava prevista para a semana passada, no Plenário da Câmara dos Deputados, ainda não entrou em pauta devido a pressão das entidades sindicais com apoio da sociedade civil organizada.
Segundo parlamentares, tanto favoráveis quanto contra a proposta, o governo teme derrota,
Noti-América /Brasil
redacao@noti-america.com