Crônica: Num ambiente profissional nunca risque o fósforo
por Ellaine de Araújo Campos Toledo*
RESPEITAR o colega de trabalho não é uma obrigação, é um dever moral.
EMPATIA e espírito de colaboração são essenciais em qualquer equipe, ajude, colabore!
CUIDADO queimar o colega de trabalho hoje é a certeza de ser queimado amanhã, acredite, FATALMENTE SERÁ!
EMPATIA no ambiente organizacional é principalmente ter a percepção básica de que o colega também precisa do emprego, muitas vezes sustenta sozinho a família, a mãe, filhos… Enfim, é a sua fonte de sustento. ISSO É SÉRIO!
UTILIZAMOS os termos queimar ou sacanear, mas, na íntegra, alguns termos são mais apropriados: CRUELDADE, MALDADE, COVARDIA E INCOMPÊTENCIA.
VOCÊ NUNCA será promovido por ser cruel com alguém, e se for CAIRÁ! A Bíblia é clara: “Não há oculto que não venha a ser revelado […]”.
ENGANA-SE quem usa de crueldade para denegrir a imagem pessoal ou profissional de um colega, qualquer gestor sério e ético terá uma nova visão de você. Que imagem, que postura profissional, que marca você quer deixar nessa empresa? DE IMPOSTOR? DE CANALHA?
LEMBRE-SE: se o seu gestor não for sério e ético, então, será MAIS CANALHA E MAIS PODEROSO QUE VOCÊ, dará ouvidos ao seu medíocre conchavo, mas, você terá um alto preço a pagar, e o gestor canalha, VAI COBRAR!
É SÁBIO entender que cuidar, colaborar e ajudar o colega de trabalho é adquirir maior autonomia diante da equipe, do gestor e do cliente.
MAIS SÁBIO AINDA é perceber que autonomia não é sobre o outro, e sim sobre mim, proporcionando-me maior liberdade de escolha: SEGUIR SENDO CRUEL OU SEGUIR LIMPO E ÉTICO.
Faça a sua escolha, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
*Ellaine de Araújo Campos Toledo – Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá-Colômbia em Taller Imagen Etiqueta y Protocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
*Ellaine Toledo também é colunista colaboradora da Agência internacional de notícias Noti-América