Crônica: Não faça do seu ambiente de trabalho um campo de batalha…
…porque ele não é!
por Ellaine de Araújo Campos Toledo*
Desarme-se! Mantenha sempre um alto padrão profissional, com foco em resultado.
Quanto aos problemas pessoais emergentes, identifique, equacione e resolva! Saber lidar com o inusitado e com a multiplicidade profissional e pessoal é uma qualidade muito apreciada no mundo corporativo.
Evite ficar remoendo o conflito, comentando, chorando, lamuriando com os pares. Siga em frente, foco! Nada de ficar sem falar ou cumprimentar um colega de trabalho, você não está na sua casa! No local de trabalho temos o dever moral de tratar todos com elegância e cordialidade. Socialização é um processo contínuo e complexo, mas, possível.
Evite fofocas, lateralizar o assunto ou minar um colega contra o outro, mantenha sempre o respeito. Em hipótese alguma, sabote o trabalho do colega. Sabotar o trabalho do colega é sabotar diretamente a empresa.
O que diferencia um profissional de um amador é a fantástica habilidade de solucionar conflitos, de cooperar. Se for necessário envolver o gestor imediato, convide a outra parte para participar.
Imagine uma equipe de cirurgiões levando para o centro cirúrgico conflitos pessoais não resolvidos, sendo você o paciente…
*Ellaine de Araújo Campos Toledo – Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá-Colômbia em Taller Imagen Etiqueta y Protocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
*Ellaine Toledo também é colunista colaboradora da Agência internacional de notícias Noti-América