Ativista Maria da Penha faz 77 anos

Autora de uma das leis mais importantes do Brasil, Maria da Penha Fernandes, faz aniversário de 77 anos nesta terça-feira (1).

Maria da Penha nasceu em Fortaleza-CE e é farmacêutica, tem três filhas e hoje é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres.
Ela fez história e se tornou símbolo da luta pelo fim da violência contra a mulher, após ser vítima de uma tentativa de feminicídio.
Em sua homenagem criou-se a Lei Maria da Penha, que leva seu nome ( lei que visa preservar as mulheres brasileiras em casos de violência doméstica e familiar).
Maria lançou dois livros: Sobrevivi e Posso Contar, em que  compartilha sua triste experiência e ajuda mulheres que sofrem violência a procurarem ajuda e a denunciarem seus agressores.

Saiba mais sobre a agressão à Maria da Penha

Segundo informações de o Portal Hapness, o crime aconteceu na madrugada do dia 29 de maio de 1983. Maria da Penha dormia na casa em que vivia com o marido, o colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, e as três filhas do casal, quando acordou assustada por um forte barulho dentro do quarto. Ao tentar levantar da cama para se proteger e entender o que estava acontecendo, Maria não conseguia se mexer. “Imediatamente me veio o pensamento: o Marco me matou!“, contou ela, em entrevista ao “Programa do Porchat“.

A farmacêutica perdeu os movimentos porque o tiro desferido por Marco atingiu sua medula. Em um primeiro momento, a polícia acreditou na história contada pelo agressor. Ele dizia para todo mundo que perguntava que quatro homens haviam invadido a casa para realizar um assalto, mas fugiram quando perceberam uma movimentação estranha. A história só foi colocada à prova depois que Maria da Penha teve alta e pode depor.

Noti-América/Brasil

Você pode gostar...