A 3 dias da eleição, Lula abre vantagem sobre Bolsonaro, diz Datafolha
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou de quatro para seis pontos percentuais sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27), a três dias do segundo turno, o ex-presidente venceria hoje o atual mandatário por 53% a 47% dos votos válidos.
No levantamento anterior, de oito dias atrás, a margem era menor: 52% a 48%, com empate técnico no limite da margem de erro. Agora, embora os dois candidatos tenham apenas oscilado, o cenário é de liderança mais consolidada para o ex-presidente. O primeiro turno terminou com 48,4% dos votos válidos para Lula e 43,2% para Bolsonaro.
Nos votos totais, o petista manteve os 49% registrados na última pesquisa, de 19 de outubro. Bolsonaro, porém, recuou de 45% para 44%. Brancos e nulos somam 5%. Há, ainda, 1% de eleitores indecisos.
A pesquisa espontânea também expõe a boa dianteira de Lula. Conforme o Datafolha, 47% citam seu nome nessa sondagem, ante 42% que mencionam Bolsonaro. Na espontânea, cresce para 5% o número de eleitores indecisos.
Lula se sai melhor no Nordeste (67% a 28%) e entre eleitores que ganham até dois salários mínimos (61% a 33%). Já Bolsonaro sobressai entre os evangélicos (62% a 32%) e entre eleitores que ganham de cinco a dez salários mínimos (60% a 32%).
As taxas de rejeição aos presidenciáveis não mudaram de uma pesquisa a outra. A pesquisa indica que 50% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, ao passo 45% não votariam de jeito nenhum em Lula.
O Datafolha ouviu 4.580 eleitores, em 252 municípios, entre terça (25) e quinta-feira (27). A margem de erro é de dois pontos percentuais.
por André Cintra/ Vermelho
Noti-América/ Brasil
Comentários