Crônica: Reza a lenda…
Que ninguém abre mão de uma boa lenda, não é novidade! Muitas inclusive servem de inspiração até mesmo para os mais desatentos, e esse é o caso de uma lenda medieval sobre uma mãe pelicano, que no quesito inspiração dá um verdadeiro show.
Reza a lenda, que uma mãe pelicano saiu de seu ninho em busca de comida para os seus lindos filhotes recém-nascidos, mas não percebeu que à espreita estava um terrível predador, apenas esperando uma oportunidade para atacar o seu amado ninho.
Quando a mãe pelicano saiu do alcance de suas vistas, o predador sem a menor decência, atacou os frágeis filhotes devorando um a um, deixando no ninho apenas as pequeninas ossadas com raras penugens.
Quando a mãe pelicano retornou, aterrorizada viu a tragédia que acabara de acontecer e com profunda tristeza atirou-se sobre os corpos dos filhotes e chorou por horas. Esgotadas todas as lágrimas, num ato de extrema compaixão e desespero, começou a bicar o próprio peito, fazendo cair sobre os pequeninos corpos o sangue que jorrava dos ferimentos autoinfligidos.
Na sua imensa dor, não notou que as gotas do seu sangue aos poucos, inexplicavelmente restabelecia, a vida dos seus inocentes filhotes mortos, desta forma, o sangue de seu doloroso sacrifício e amor ressuscitou a sua família.
A partir desta lenda, belíssimos contos e tradições surgiram tornando o pelicano símbolo máximo de piedade, sacrifício pessoal, amor, doação e dedicação à família e ao outro, fortalecendo a importância de pensar no coletivo.
Com forte simbolismo em variadas culturas e doutrinas pelo mundo, o pelicano nos propõe uma forte reflexão sobre o poder inquestionável do altruísmo, comportamento que denota elevados princípios como o respeito, solidariedade, compaixão, doação, interesse, bondade e amor ao próximo desprovido de qualquer interesse pessoal. O pelicano, através do seu esforço e renúncia, anuncia ao mundo o grande poder que se sobrepõe a qualquer sacrifício, o amor.
Vale refletir, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
*Ellaine de Araújo Campos Toledo* – Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá/Colômbia em Taller Imagen Etiqueta y Protocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
Cronista colaboradora de Noti-América/Brasil
redacao@noti-america.com
Comentários