Crônica: Pera, uva, maçã ou salada mista?
Uma boa conversa não passa de uma deliciosa salada de frutas! Algumas pessoas colocam leite condensado e com delicadeza adoçam a mensagem que querem passar, outras, apenas um pouquinho de suco de limão, palavras meio ácidas que corroem os ouvidos, perturbam a mente e muitas vezes, entristecem o coração.
Frutas do bosque, cítricas, tropicais, exóticas, com caroço, sem caroço, assim, também são as palavras! Possuem extremo poder de curar ou ferir, confortar ou aterrorizar, saborosas e doces nutrem a alma, as amargas dilapidam o coração.
A berinjela é um fruto amargo. Botanicamente, mesmo não parecendo, também é classificada como fruta, e embora rica em potássio, seu principal componente é a água, com 92% de sua composição, já ouviu o ditado popular: fulano “só fala água”? Palavras são como frutas!
Existe ainda, quem só fala “pequi”, fruta nativa do cerrado, com sabor e aroma marcantes e peculiares, alguns discursos têm um tom lindo, mas, estão repletos de finos espinhos que podem causar sérios ferimentos, todo cuidado é pouco…
E mais, ainda tem quem só fala “jaca”, palavras espinhentas e pesadas por fora e grudentas por dentro, que de maneira enigmática ainda deslizam como manteiga, sem qualquer nexo!
Banana, laranja, melão, maçã, graviola… a questão não está em como falar, como muitos acreditam, mas, o que falar. Não adianta falar pausado, com palavras difíceis, que embromam ou sons articulados que expressam ideias que denigrem, humilham ou ofendem. Estamos carentes de humanização, humanizar uma conversa é antes de tudo, ser acessível, empático, sentir, criar memória afetiva, ouvir, olhar no olho e com simplicidade compartilhar, trocar, aprender e compreender.
Pera, uva, maçã ou salada mista? Que a uva seja sempre a primeira opção, com abraços fraternos e eternos, repletos da mais pura amizade na construção de um novo olhar sobre as palavras. Que as boas conversas fluam sempre sortidas e coloridas, infinitas e sempre acompanhadas de ricas e doces gargalhadas.
Escolha a uva, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
*Ellaine de Araújo Campos Toledo* – Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá/Colômbia em Taller Imagen Etiqueta y Protocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
Cronista colaboradora de Noti-América/Brasil
redacao@noti-america.com
Comentários