Crônica: Diamante ou latão?
por Ellaine de Araújo Campos Toledo*
Todo brilhante é um diamante, mas nem todo diamante é um brilhante, é preciso saber que o brilhante diz respeito a uma lapidação específica do diamante, ostentando 58 facetas e resultando em extraordinário brilho. Acredite, um ser humano pode conter mais facetas do que se imagina!
Por outro lado, temos o latão, uma liga metálica de cobre e zinco, outros metais podem ser adicionados e a partir da quantidade e proporção destes metais, altera-se consideravelmente as propriedades da liga.
Assim, também são as pessoas, umas ostentam facetas incríveis com brilho deslumbrante e outras apenas dão “liga”.
O latão apresenta alta maleabilidade e é a principal característica das pessoas “liga de latão”, são maleáveis, transitam entre a bondade e a maldade sem fazer esforço, mudam uma situação ou condição conforme a sua conveniência, sem escrúpulo e sem cerimônia, podemos identificá-las como latão alfa.
Entre outros tipos de latão, vamos encontrar o latão arsênico, substância famosa por sua toxidade e muito associada a envenenamentos intencionais… pasme! Mas, algumas pessoas insípidas e inodoras por onde passam envenenam, eliminam e até matam. Intoxicam intencionalmente os ambientes, causando os mais devastadores danos. Muitas vezes, com um sorriso no rosto.
Uma pessoa diamante impressiona por suas qualidades raras e superiores, fascinam pelo brilho incontestável de suas ações, vale lembrar ainda que só um diamante tem a capacidade e a habilidade de arranhar outro diamante.
Formado por átomos puros de carbono, o diamante é a mais dura e resistente pedra preciosa, mas, aceita o processo árduo da lapidação e fica ainda melhor! Sob a luz solar reflete as cores que formam o arco-íris e com louvor é a mais brilhante de todas as pedras.
Dizem que os diamantes são eternos, e são! Pessoas “diamantes” são raras e preciosíssimas, ao se deparar com uma, saiba o seu valor, a sua intensidade e poder. Feliz daquele que souber diferenciar um diamante de um latão!
Seja precioso, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
Ellaine de Araújo Campos Toledo *- Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá/Colômbia em Taller Imagen Etiqueta y Protocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
Ellaine Toledo é cronista colaboradora de Noti-América /Brasil
redacao@noti-america.com
Nossa, que saudade….Estava sentindo falta de suas palavras!
Me agrega demais!
Quanto carinho, obrigada.
Fez falta a leituras semanais! Bom vê-la de volta!
E como sempre, excelente artigo.
Obrigada, de coração obrigada.
Nossa, texto perfeito!! Obrigada pelas palavras Ellaine, você arrasa sempre ❤️
Senti falta, amo suas crônicas. Palavras sábias, me acrescentam muito.
Muito obrigada, as suas palavras alegraram o meu coração.
Sabias palavras. Precisamos dessas analogias para reflexão diária. Te admiro!
Uau! Excelente ponto de vista 👏🏻
Nao quero ser melhor que os outros, apenas quero ser sempre melhor do que eu mesmo. Assim estarei me superando para ser o melhor possivel.
Somos Diamates que brilham sempre.
Parabéns pelo belíssimo texto!
Um forte abraço
Obrigada, de coração obrigada.
Que crônica maravilhosa!! Sempre acertiva nas palavras. Parabéns!!!
Que bom ter voce de volta por aqui!! Você é a unica cronista brasileira que eu acompanho daqui dos Estados Unidos. ; )
Congrats, Ellaine!!!
Gostei do texto. Uma boa reflexão pra gente examinar e pensar se nossas ações têm irradiado a beleza dos diamantes. Parabéns!
Gostei do texto. Uma boa reflexão pra a gente examinar e pensar se nossas ações tem irradiado a beleza dos diamantes.
Posso lê essa crônica muitas e repetidas vezes. Quanta sabedoria em um só texto.
Parabéns pelo seu trabalho sem dúvidas as suas crônicas são bem atuais.