Crônica: A lenda da borboleta
por Ellaine de Araújo Campos Toledo*
Um homem estava sentado à beira de uma estrada florida, observando, horas a fio, uma borboleta fazendo um tremendo esforço para sair do seu casulo. Ela conseguiu fazer um pequeno buraco, mas seu corpo era grande demais para passar por ali e depois de algum tempo, ela pareceu ter perdido as forças, e ficou imóvel.
O bom homem, então, percebendo a grande dificuldade, decidiu ajudar a borboleta, delicadamente com os seus dedos abriu o restante do casulo, libertando-a imediatamente. Mas, seu corpo estava murcho, muito pequeno e as suas asas estavam amassadas.
O homem orgulhoso de ter ajudado, continuou a observá-la, na esperança de que a qualquer momento as suas asas fossem se abrir lindamente e levantar voo… mas, para a sua decepção não foi o que aconteceu, lamentavelmente a borboleta com muita dificuldade passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas, incapaz de voar.
O que o homem em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura foi o modo escolhido pela natureza para exercitá-la e fortalecer suas asas.
E, assim, ocorre em nossas vidas, todo processo tem etapas e devemos respeitá-las, alguns atalhos e facilidades podem gerar prejuízos irreparáveis… Reflita! Independente da dificuldade, fortaleça-se!
Devemos ser cuidadosos e jamais ignorar que existem situações que é justamente um esforço extra que nos torna mais fortes e habilitados, logo, a pessoa que é resistente, recusa qualquer esforço, desiste ou recebe uma ajuda errada, perde a oportunidade de voar alto e seguirá rastejando…
Fortaleça-se, brilhe e deixe brilha!
Sucesso!
*Ellaine de Araújo Campos Toledo*–Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá-Colômbia em Taller Imagen Etiqueta yProtocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
Ellaine Toledo também é colunista colaboradora da Agência internacional de notícias Noti-América.
Noti-América/Brasil
Comentários