Crônica: As pessoas são como plantas!
por Ellaine de Araújo Campos Toledo
Todas as plantas pertencem a uma mesma espécie (reino plantae ou vegetal), não existe uma igual a outra, logo, cada uma é única, com características e singularidade distintas e é certo que de alguma forma exercem um poder sobre a gente, umas nos curam, enquanto outras nos envenenam e assim são as pessoas!
Umas encantam pela beleza, mas, não se engane! São tóxicas e entre outros sintomas, podem causar enjoos, dor de cabeça, tontura, irritação, lacrimejamento e até asfixia, sim, algumas pessoas conseguem ser mais tóxicas do que uma comigo-ninguém-pode, bico-de-papagaio, espirradeira e tinhorão juntos, não se deixe intoxicar, o ideal é mantê-las longe de sua casa e de sua vida.
Com funções comprovadas ou não, frequentemente usamos plantas medicinais, a fim de curar alguns problemas simples de saúde, talvez as mais conhecidas sejam a camomila, boldo, carqueja, capim-santo e erva-cidreira. Muitas pessoas passam pela nossa vida com doçura e amabilidade, verdadeiramente nos curam! Vale lembrar que um olhar generoso e um abraço sincero são mais eficazes do que muita planta medicinal.
É importante destacar que algumas plantas enganam, são bem vistas, mas, pesquisas apontam como prejudiciais ao serem ingeridas porque causam mutações, gerando outros problemas mais sérios, é o caso da confrei e também de muitas pessoas que se transvestem de bem para nos fazer o mal, no início são maravilhosas e solícitas, mas, com o passar do tempo vão sofrendo mutações e sem cerimônia mostram a sua maldade genuína.
Temos também a parasita, é aquela que vive e se desenvolve em detrimento de outra planta, algumas pessoas tem exatamente esse péssimo hábito, só conseguem se fortalecer a partir do dano, do prejuízo, da destruição que causa ao outro, seja ou não perceptível, é uma triste e dura realidade!
E as flores? Ah, as flores! Vários estudos já comprovaram a sua eficácia, deixam o ambiente mais bonito e agradável, transformam até a nossa comunicação e hábitos tornando-os mais saudáveis, como mágica nos tornam mais positivos, encantam o nosso olhar (muitas vezes duro de tantas adversidades) e sem pretensão alguma, ainda possuem o poder de encantar e acolher com a mais perfeita simplicidade e legítima beleza.
Benditas sejam as “pessoas flores”, aquelas que acolhem com empatia e sem julgamento, que abraçam com generosidade, que ajudam pelo simples prazer de ajudar e nada querem em troca, que se encantam com o bem e transbordam bondade, que enxergam os pares com simplicidade e além das aparências, que com humildade e prazer seguem aprendendo, que compartilham conhecimento e provisão sem medo da escassez e que com coragem exalam o mais nobre perfume: o amor. Cultive as mais lindas e exuberantes flores em você, permita-se florir o ano inteiro…
Seja flor, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
*Ellaine de Araújo Campos Toledo*–Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá-Colômbia em Taller Imagen Etiqueta yProtocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
Ellaine Toledo também é colunista colaboradora da Agência internacional de notícias Noti-América.
Noti-América/Brasil
redacao@noti-america.com
Belíssima reflexão! É a pura verdade……
Parabéns por todo contexto.
Ótimo texto minha amiga!
Parabéns!!