Crônica: Entre hienas e leões, bem-vindo à nossa selva!
Séculos de literatura e lendas reforçam a desagradável fama da hiena e a encantadora fama do leão, e acredite, em algum momento da vida, estaremos entre “hienas e leões”. Afaste-se ou aproxime-se!
Entre outras características, as hienas possuem o instinto de caça bem desenvolvido, mas, preferem se alimentar de restos, carcaças que encontram ou roubam, alimentando-se muitas vezes de carcaças em decomposição, reafirmando os seus hábitos necrófagos. Não correr atrás de nada e se contentar com os restos… talvez, esse seja o preço da preguiça!
É muito fácil perceber uma pessoa “hiena”: debochada, traiçoeira, abusada, oportunista, covarde, sorrateira e sempre à espreita para de alguma forma descaradamente levar vantagem, desprovida de qualquer mínimo traço de decência, muitas vezes até se orgulham do mau-caratismo permanente que flui em abundância no seu DNA. Ao perceber uma pessoa com essas características pessoais, afaste-se!
O leão por sua vez é o rei!
Com hierarquia bem definida, suas atitudes e a sua própria imagem dão um show! Elegante, imponente, forte, majestoso, responsável, fiel, nobre, protetor, corajoso… desconhece o significado da palavra covardia e não se intimida diante das dificuldades.
Da mesma forma, é muito fácil perceber uma pessoa “leão”: íntegra, ética, responsável, fiel, elegante, corajosa e sempre disposta a ajudar. Sabe o seu precioso valor, o que a torna desprovida de vaidades e interesses, se orgulha de suas decisões e caráter. Ao perceber uma pessoa com essas características pessoais, aproxime-se!
Cada pessoa é um conjunto de qualidades e defeitos, a questão aqui não é perfeição, é construção! É diariamente, construir-se com base em valores morais: respeito, responsabilidade, lealdade, integridade, empatia, cooperação, altruísmo, disciplina, compaixão, gratidão, tolerância, coragem, generosidade e sinceridade. Valores esses, indispensáveis em qualquer relação, praticá-los é contribuir diretamente com uma vida em sociedade mais harmoniosa e saudável. O mundo precisa de mais leões e menos hienas.
Seja leão, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
*Ellaine de Araújo Campos Toledo*–Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá-Colômbia em Taller Imagen Etiqueta yProtocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
Ellaine Toledo também é colunista colaboradora da Agência internacional de notícias Noti-América.
Noti-América/Brasil
redacao@noti-america.com
Concordo muito precisamos de muito mais leões mesmo ,com pensamentos e atitudes postas parabéns pelo seu trabalho sucesso.