Crônica: O mundo corporativo é pura diversão!
por Ellaine de Araújo Campos Toledo
O mundo corporativo é como a mais alta roda gigante, é pura diversão! Às vezes, estamos embaixo, às vezes, em cima… frio na barriga, empolgação, medo, estresse e muita emoção fazem parte dos cenários de risco, haja adrenalina!
Com assentos giratórios e oscilantes, são frequentes as paradas de tirar o fôlego! Poucos se dão conta, mas, segue girando… algumas cadeiras oscilam mais que outras, depende do cargo e claro, de alguns interesses… a brincadeira é segura, mas, não é estável!
Na roda gigante estar em cima também significa estar sob intensa pressão, apesar de proporcionar uma vista panorâmica e privilegiada. No mundo corporativo a vista não é diferente, mas, muitas vezes, por opção, alguns preferem fechar os olhos, o que geralmente proporciona uma vista limitada, turva e não muito agradável, comprometendo diretamente o compliance.
O mundo corporativo assim como a roda gigante, tem giro próprio, está em constante movimento e o mais improvável, sem sequer sair do lugar! É realmente fascinante e atrai principalmente os corajosos! Logo, nem pense em gritar ou espernear, acelerar o processo só faria a sua cadeira balançar mais, mantenha-se firme! Outras voltas virão!
E lembre-se, não importa se embaixo ou em cima, Networkingé essencial! Conhecer milhares de pessoas faz parte de qualquer negócio, porém, muitos serão colegas, mas, poucos serão os amigos! Utilizar como ferramenta estratégica a análise e identificação de riscos é um bom começo. Na dúvida, mantenha os olhos bem abertos!
Entrar em uma roda gigante ou numa empresa, com suas intermináveis voltas… não é uma tarefa fácil! Talvez, seja o maior desafio… sempre tem uma fila quilométrica a percorrer, então, uma vez dentro, monte um plano de ação, tente sobreviver, aprender, compartilhar, crescer e viver as melhores experiências possíveis e acredite, mesmo num cenário com tantos “altos e baixos”, elas existem!
Divirta-se, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
*Ellaine de Araújo Campos Toledo*–Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá-Colômbia em Taller Imagen Etiqueta yProtocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
Ellaine Toledo também é colunista colaboradora da Agência internacional de notícias Noti-América.
Noti-América/Brasil
redacao@noti-america.com
Altivez e coerência é sua marca registrada! Parabéns!
Muito bom! Como você citou, haja adrenalina……
Muito boa sua explanação.
De fato no mundo corporativo cada um, é como uma engrenagem, ” não daquelas compradas no mercado paralelo” mas a ” original” que dará suporte as demais da maquina para um perfeito funcionamento, caso contrário esta engrenagem será descartada.
Parabens!
Excelente!!! Sempre provocando reflexões inteligentes, é isso aí!!!
A roda gigante… excelente comparação ao mundo corporativo muitas vezes estamos em cima lá no topo da roda com uma vista belíssima e panorâmica, porém a roda não está estática ela gira e podemos mudar de posição estando lá em baixo, por isso muitas vezes não importa a posição que você ocupada desde a mais alta em uma empresa ou a mais baixa seja sempre profissional, respeitando os seus colaboradores talvez você não saiba, mas a roda está em constante movimento. Parabéns pelos textos, sempre nos trazendo aprendizado e reflexão para a vida.