Crônica: Poderosas palavras!
por Ellaine de Araújo Campos Toledo*
A verdade é que não damos o devido valor às palavras, mesmo sabendo que o início e a base de qualquer relacionamento interpessoal é o diálogo. Extremamente poderosa, a palavra tem o poder de construir e destruir sonhos, amizades, expectativas, carreiras, família e amor.
Construir ou destruir através da palavra é uma escolha, e toda escolha requer coragem e envolve consequências. Somente a partir do autoconhecimento e responsabilidade emocional desenvolvemos a capacidade de perceber do impacto de uma palavra, seja ela para o bem ou para o mal.
Através das palavras expressamos os mais variados sentimentos: amor, tolerância, honestidade, ironia, sarcasmo, ira e muitos outros… gerando muitas vezes a dualidade entre o bem e o mal, causando encontros e desencontros…
Devido ao elevado poder das palavras, devemos ser conscientes do que, a quem e como comunicamos, lembrando que as palavras podem causar dores profundas e irreversíveis ou até mesmo, tirar do outro o que ele tem de pior. Existem inúmeras formas de falar algo a alguém e devemos escolher sempre a melhor!
Não menos importante, saber escutar é fundamental para uma boa comunicação, parece simples, mas, na maioria das vezes, a prática é bem diferente. Estamos tão somente interessados em falar, em impor a nossa palavra que esquecemos da importância de escutar, deixando passar preciosas oportunidades.
Mais que uma arte, expressar-se com equilíbrio e prudência exige constante aprendizado, exercício diário e controle da própria vaidade. Em algumas situações não é fácil, mas, é possível! Da mesma forma, o silêncio quando manifestado com sabedoria fala mais que muitas palavras…
Muitos conflitos poderiam ser evitados a partir do interesse em escutar e correto uso das palavras, construindo uma comunicação efetiva, boas relações e ambientes saudáveis.
Seja consciente ao falar e atencioso ao escutar!
E, lembre-se: brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
*Ellaine de Araújo Campos Toledo –Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá-Colômbia em TallerImagenEtiqueta y Protocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
Ellaine Toledo também é colunista colaboradora da Agência internacional de notícias Noti-América.
Noti-América/Brasil
redacao@noti-america.com
Belíssimo texto
Como aprecio ler assuntos interessantes e esses da nobre pessoa quem os escreve , são realmente atuais. Hoje em dia, ter o dom da palavra é para poucos. Parabéns pelo excelente texto redigido.
A palavra tem o poder de construir e tbm de destruir por isso devemos pensar bem antes de falar algo que venha magoar a pessoa querida, parabéns por essa reflexão maravilhosa.