Crônica: Poderosas Palavras!
*Ellaine de Araújo Campos Toledo
Parece bobo, mas é sério! Etiqueta comportamental ou educação é como chamamos o comportamento civilizado, que varia entre as diferentes culturas.
Comece com as palavras mais poderosas do mundo: COM LICENÇA, POR FAVOR, OBRIGADA e DESCULPA. Sim, independente de cultura ou idioma, essas são as palavras mais poderosas do mundo!
Engana-se quem pensa que ser educado está em desuso ou é coisa do passado. Na falta dessas poderosas palavras, nem o amor sobrevive! Adotar um comportamento adequado dentro do quadro social vai além de belas palavras, é necessário praticá-las! Gerando a tão almejada harmonia entre palavras e atitudes.
elegância e simplicidade, conjunto de habilidades conhecido como etiqueta comportamental ou educação. Então, use e abuse!
Todos os livros de comportamento do mundo podem ser lidos, se não houver treinamento e prática, de nada adiantará! Os livros dão apenas o Norte, quem segue é você! Treine-se diariamente entregar ao outro o seu melhor.
Não permita que a sua intimidade com uma pessoa justifique a sua falta de educação, confundir intimidade com falta de educação é um erro gravíssimo e muitas vezes irreparável! Educação e boas maneiras com noção real de respeito e cordialidade são fundamentais em qualquer relação ou situação pessoal ou profissional.
Sendo assim, a minha educação não pode depender da educação de terceiros, ou não será legítima! É necessário que eu saiba SER, educação não é conveniência e sim, consciência! Eu sou educado ou não! Vale lembrar, boas maneiras e educação têm como principal característica a civilidade.
A regra de ouro é: quanto mais íntimo eu for de uma pessoa, mas educado eu devo ser.
COM LICENÇA, devemos nos conscientizar da importância da etiqueta comportamental em nossas relações e POR FAVOR, entenda o contexto, peço DESCULPA se fui concisa e muito OBRIGADA pelo carinho.
Use o poder das palavras, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
*Ellaine de Araújo Campos Toledo –Instrutora e Palestrante com mais de 25 anos na área da Aviação Civil – Comportamento, Postura Profissional e Mentoria para Aeronautas. Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pessoas pelo IESB, com especialização e qualificação realizados no Brasil e Bogotá-Colômbia em Taller ImagenEtiqueta y Protocolo, Taller Calidad de Vida e CRM – Corporate Resource Management.
Ellaine Toledo também é colunista colaboradora da Agência internacional de notícias Noti-América.
Noti-América/Brasil
redacao@noti-america.com
Essa crônica já é sem sombra de dúvidas umas das minhas preferidas. Um texto de grande qualidade e enriquecedor. Adorei esse último parágrafo!! Parabéns!!
Interessante e de bom gosto essa reflexão que a nossa querida autora nos presenteia. Edução nos leva longe , seja ela através de quem nos criou (pai/mãe/outros) e também através dos livros (esses nos informam e nos deixam senhores de nós mesmos.
Muito bacana Elaine Toledo esta crônica para nos trazer bastante reflexão do que é ser e porque ser gentil.
O meu parabéns a Ellaine Toledo, por descrever um tema com tanta propriedade.
Que esta Crônica venha fazer diferença na vida de muitas pesoas.
Att. Mirian
Que maravilha de conteúdo!
Parabéns!