Parlamento Europeu critica ‘negacionismo’ e ‘necropolítica’ de Bolsonaro
Nesta quinta, 29, o Parlamento Europeu realizou uma sessão para discutir a situação da América Latina em relação à pandemia de Covid-19. Contudo, denúncias e críticas ao “negacionismo” e “necropolítica” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dominaram a reunião. As informações são do G1.
A sessão também tinha o objetivo de analisar como a União Europeia poderia ajudar a América Latina, e contou com diversas declarações de eurodeputados criticando Bolsonaro. O espanhol Miguel Urbán disse: “Por ação ou omissão, a necropolítica de Bolsonaro constitui um crime contra a Humanidade que deve ser investigado.”
Conforme noticiado pelo G1, legisladores conservadores presentes na sessão também apresentaram críticas às gestões de chefes de Estado na América Latina, mas não citaram Bolsonaro: “Necessário destacar a negação da gravidade por parte dos governantes de alguns dos países com maior população,” comentou o espanhol Leopoldo López.
Na América Latina, há dois países com os números mais alarmantes quando se trata da pandemia de Covid-19: Brasil, um dos mais afetados do mundo, ocupa o segundo lugar do planeta em número de mortes (398 mil); e México, com o terceiro maior número de óbitos (215 mil).
Fonte: Uol
Comentários