Brasil sob grave crise política e ameaças antidemocráticas
por Grace Maciel
País mergulha em onda de fanatismo político, sem precedentes nestes os últimos anos de democracia. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro pedem o fechamento do Supremo Tribunal Federal- STF, e do Congresso Nacional, em diversas manifestações tanto nas redes sociais e atos em
Brasília, quanto em “motociatas” pelo território nacional, sob a liderança de Bolsonaro.
A Polícia Federal (PF) cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta sexta-feira (20). Um deles envolve o cantor Sérgio Reis por ataque à democracia, na ação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, em atenção ao pedido da Procuradoria-Geral da República – PGR, para apurar manifestações contra as instituições. Há um total de 29 mandados.
Segundo o Estadão, o cantor recebeu, em 2020, R$ 398,2 mil em verbas de origem pública originadas do Sistema S, que disse não manter relações contratuais com Sérgio, e que ele prestou serviços como «influenciador».
Embalado nessa onda, o também cantor Amado Batista , ao som do Hino Nacional, destacou, na última quinta-feira: “Brasil, acorda! Estaremos juntos nas ruas em favor do Brasil, em favor da nossa liberdade, em favor do nosso capitão, presidente. Aliás, nós o elegemos para isso, para que ele pudesse dar um rumo novo a esse país, virasse um primeiro mundo, que é o que todos nós sonhamos”.
Assim como Reis e Batista, outros artistas demonstram apoio ao presidente e organizam manifesto para o 7 de setembro.
Diante desta declaração e dos últimos acontecimentos, um dos coordenadores da Frente Parlamentar do Serviço Público, o deputado Rogério Correia (PT-MG), enfatizou à agência internacional de notícias Noti-América que o caminho é o impedimento do presidente: “A única coisa para deter esse espírito golpista que é disseminado pelo presidente Jair Bolsonaro é colocar em votação o seu impeachment , lotar as ruas do país e gritar bem forte: Fora Bolsonaro!”.
Na contramão aos ataques antidemocráticos do governo, a Frente a qual o parlamentar faz parte organizou em todos os estados, na última quarta-feira ( 18) – o Dia Nacional de Luta em defesa da democracia e dos serviços públicos, em conjunto com as centrais sindicais e movimentos sociais.
Parabéns Grace!!!