Benefícios do exercício físico no sistema imunológico
por Elton Nascimento*
A pratica regular de exercício físico faz com que nosso organismo aumente a produção de linfócitos, células que fazem parte dos leucócitos, e tem como principal papel de produzir anticorpos que destroem células tumorais ou infectadas por vírus.
Existe uma relação entre volume x intensidade que o profissional em Educação Física deverá prescrever e monitorar corretamente, porque o exercício físico de forma muito extenuante, poderá ser prejudicial para um indivíduo que não tem o hábito de praticar e não segue a tríade (treino, alimentação e sono), onde ocorrerá o contrário, a chamada leucocitose (aumento significativo dos leucócitos), diminuindo assim a nossa imunidade e o corpo poderá ficar suscetível a vírus, bactérias e infecções.
Outro ponto que colabora para proteção do nosso organismo é o fato do exercício físico promover a diminuição do estresse. Durante a prática do mesmo, há uma liberação dos hormônios da felicidade (endorfina, serotonina, ocitocina e dopamina), que são analgésicos naturais e causam bem-estar para nosso corpo, no qual funciona de maneira harmoniosa, com interação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, reduzindo assim o estresse e fortalecendo nosso organismo para que não fique passível a doenças.
Em tempos de coronavírus, apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma patologia, com certeza, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vai proporcionar uma reposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção, além de ajudar no controle de doenças metabólicas, proporciona saúde e bem-estar ao praticante.
*Elton Nascimento é personal trainner
Instagram: @eltonascimentopersonal